Política de cultura é o conjunto de diretrizes que define como a instituição deve investir seus esforços e recursos financeiros destinados ao segmento da cultura. Sendo uma política universitária, é claro que ela surge e se estabelece a partir de relações próprias do âmbito da educação, comprometida com a função social da universidade pública e gratuita. Aqui na UFOP a comunidade conseguiu fazer com que essas diretrizes constassem em um texto aprovado pelo Conselho Universitário (CUNI). Isso significa que, independente da vontade de gestores ou de outros agentes técnicos ou políticos, cada ação realizada na área da cultura deve encontrar sua justificativa nas diretrizes expressas neste documento.

Nesse sentido a política é um instrumento de gestão. Cada pessoa tem suas próprias ideias sobre o que é cultura ou sobre o que deve ser feito para estimulá-la. Para usar recursos públicos para realizar essas ideias, entretanto, elas precisam estar de acordo com os princípios estipulados no documento da política.

Enfim, boa gestão está bem longe de ser aquela que faz e acontece nas mídias. Gerir bem é respeitar as diretrizes, refletir sobre os objetivos, estruturar ações para alcançá-los e avaliar constantemente as transformações que acontecem em nossas realidades. Uma boa gestão da cultura na UFOP estrutura de pouquinho em pouquinho mecanismos para garantir o acesso da sociedade aos direitos culturais, para reconhecer distintos lugares de fala e para favorecer a expressão de grupos sociais diversos, além de colaborar para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar das pessoas.

Por outro lado a política também pode ser um instrumento que favorece a crítica e a mobilização social. Por exemplo: se você faz parte de um grupo ou coletivo cultural, e acredita que o trabalho do grupo está de acordo com a política de cultura, você tem o direito de defender sua perspectiva nos fóruns de cultura e colaborar para a criação de mecanismos de fomento para o segmento em que o coletivo atua. Quanto melhor a qualidade do debate, melhor e mais amplo será o processo de execução da política. E a qualidade do debate vai ser melhor se você participar!

Clique também para acessar a íntegra dos textos do Plano de Cultura e do Programa de Cultura.