Grupo de Estudos em Música Contemporânea

O Grupo de Estudos em Música Contemporânea (GEMC) é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Música da UFOP, com apoio da PROEX, de modo intermitente desde 2015. Seu objetivo principal é o de realizar estudos práticos e teóricos em torno da música de vanguarda e experimental, através de encontros para discussão e elaboração de propostas a serem apresentadas tanto no âmbito da Universidade como fora dela.

Os produtos e processos desenvolvidos pelo GEMC circulam em espaços nos quais se estimula a participação do público através do debate em torno das questões que envolvem a produção e a recepção da arte contemporânea. Trata-se de um agrupamento de professores, alunos, ex-alunos e colaboradores em caráter experimental, heterogêneo e variável quanto à formação instrumental. Acolhe fontes sonoras, ideias musicais ou artísticas segundo um critério de raridade.

Cada obra/proposta/conceito exige uma formação distinta, de maneira que o grupo pode se apresentar como um ensemble instrumental tradicional, um grupo de objetos, computadores ou esculturas sonoras, por exemplo. Pode fazer usos da voz não apenas cantada, realizar performances, happenings, seções de livre improvisação ou de de teatro musical. Assim, o repertório até então constituído expressa as características experimentais do grupo e a preocupação de integrar, de diversas maneiras, diferentes linguagens artísticas.

Contato: gpaoliello@cultura

Portfólio