Ações apoiadas em 2023

VII Semana AFROfeminista: 10 anos de NINFEIAS

A Semana AFROfeminista ocorre anualmente, desde 2017, com protagonismo de mulheridades negras e destaque, a cada ano, para uma personalidade negra diferente. Em 2023 o evento foi realizado no mês de julho, e contou com diversas atividades, como oficinas, exposições, performances, intervenções urbanas, rodas de conversa, shows e mostras audiovisuais. Seu intuito é o de promover redes de trocas entre integrantes do núcleo e pessoas da comunidade ouropretana, bem como com artistas e pesquisadories de outras localidades, debatendo questões importantes para a construção de pensamentos e práticas feministas que interseccionem questões de gênero, raça, classe e sexualidade. Abrindo as comemorações do aniversário de 10 anos do NINFEIAS, a VII Semana AFROfeminista (2023) contou com uma variada programação em homenagem a uma personalidade negra ouropretana, fundadora do movimento negro e pioneira do movimento feminista na cidade: D. Efigênia dos Santos Gomes, mais conhecida como Efigênia Carabina.

O Canto de Elvira ou Como Morre a Liberdade

Após a implementação de um golpe militar cristão, o Brasil passa a ser um Estado teocrático que combate toda livre expressão de pensamento, crença, sexualidade e gênero. Em um pequeno cabaré que resiste ao fechamento pela censura, a drag queen, cantora e dançarina Elvira Sanders, tenta sobreviver ao fim do mundo como conhecemos, enquanto combate de maneira distorcida e não convencional o novo regime. Misturando as linguagens do teatro musicado e do Cabaré; e inspirado nos clássicos Rocky Horror Picture Show, Cabaret e Pink Flamingos, “O Canto de Elvira ou Como Morre a Liberdade” é uma dramédia musicada queer repleta de humor, música e trash, escrita e estrelada por Lucas Lacerda.

Yoshi – imagens laceradas

A construção dramatúrgica deste espetáculo cênico nasce de um procedimento de laceração das imagens de animais deformados e empalhados, criadas pelo artista Caio Mateus. Em um movimento do olhar são buscados escombros fragmentados que remetam, por repercussões metafóricas visuais, à “dimensão rítmica da forma”, aquilo que Georges Bataille nomeava como “informe”. Em uma inquietação decolonial, ao se deparar com o conceito de Yoshi, do povo amazônico Yaminawa, decidiu-se construir, poética e ereticamente, aproximações ou equivalências entre esses conceitos.

Curso de Extensão em Trompete da UFOP

Curso de extensão onde foram confeccionadas e testadas 50 microcanções para trompetistas iniciantes.

II Seminário Ritmo, Poesia e Emancipação

O evento contou com a participação discentes da UFOP, além de docentes e membros da comunidade externa. Os expositores abordaram temas como cotidiano, emancipação, expropriação, racismo, cultura periférica, coletividade. Tanto nos debates quanto nas apresentações musicais houve forte interação entre comunidade universitária e comunidade externa. Membros locais da cultura Hip-Hop de fato se colocaram como construtores do espaço.

Treinos de Capoeira da Escola de Capoeira Oxalufã

Aprendizado das técnicas corporais da capoeira angola, toque, manuseio dos instrumentos da capoeira; e sobre história africana e da Diáspora.

VIII Caloura Preta e VI Semana de Intervenção do Coletivo Negro Braima Mané

Com o tema “Diálogos entre Cultura Diaspórica, Educação, Política e Artes”, o evento contou com mesas e rodas de conversa, exposições e apresentação de diversos artistas da Região dos Inconfidentes e do Coletivo.

Colóquios da Presença: linguagem, performance, escuta.

Os Colóquios da Presença visam refletir sobre as condições para que este “modo próprio de ser”, essa configuração de humanidade, possa implicar em uma efetiva interação e uma produção político-cultural colegiada e colaborativa. Os Colóquios partem do pressuposto de que, para tanto, três experiências mostram-se cruciais – a linguagem, a performance, a escuta.

Africanidades: um roteiro histórico pela Ouro Preto Negra.

Atividade de formação em Educação Patrimonial no espaço urbano, dando visibilidade a História da População Negra, e ressignificando o território de Ouro Preto.

Concerto Musical – Duo de Violões Charnaux-Gismonti

Concerto de duo de violões e uma palestra com o tema a “A polirritmia no universo repertorial do violão” trabalho de doutorado do violonista Alexandre Gismonti.

Contos da Carochinha: três cenas curtas/Mambembe Teatro de Rua

“Carochinha”, uma cidade fictícia itinerante habitada por uma população que anseia contar histórias, é a reunião de novos ditados populares, reinventados pelo grupo, na tentativa de entrarmos em contato com nossas moralidades questionáveis, crenças, sonhos e amores.

em

Tags: